Este projeto ocorreu entre 2019 e 2023 e procurou aprimorar as técnicas de uso, classificação e parametrização de informações meteocenográficas atualmente utilizadas com o objetivo de melhor empregar as informações na otimização das diversas atividades ligadas a áreas de Óleo e Gás. Essa atualização entra em conformidade com as mudanças contínuas das técnicas de observação ambiental, sejam in situ (estações meteorológicas) ou remotas (satélites e radar).
A concatenação das diversas informações ambientais, sejam por dados ou reanálises, permitirão a identificação e classificação de fenômenos, de novas parametrizações, de mapeamentos e identificação de períodos de recorrência nas áreas marítimas promissoras.
Projeto Petrobras - (2025 - atual)
Estimativa do Recursos Eólico Offshore de Alta Resolução Baseado em Imagens SAR validadas com medições lidar e Associação com a Modelagem Atmosférica Regional Tridimensional.
O projeto tem como objetivo geral gerar bases atmosféricas tridimensionais regionais que forneçam o campo de vento em alta resolução espacial e temporal na altura das turbinas, a partir do desenvolvimento e aplicação integrada do processamento operacional de imagens orbitais SAR com modelos geofísicos, da análise de dados in situ de sensores LIDAR e de estações meteorológicas, além da modelagem numérica regional operacional da atmosfera e do oceano.
Laboratório de Meteorologia Dinâmica e Sinótica (LADSIN)
Departamento de Meteorologia
Instituto de Geociências (IGEO)
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Av. Athos da Silveira Ramos, 274, Bl. H, SALA H2-005
Cidade Universitária – Ilha do Fundão
Rio de Janeiro, RJ 21941-916 – Brasil
Laboratório de Meteorologia Dinâmica e Sinótica (LADSIN) | Todos os direitos reservados